domingo, 12 de abril de 2009

Ajudando Israel

7 maneiras de você ajudar Israel

Práticas que podem fazer a diferença
Por Jack Kalla
Está difícil viver em Israel no momento. Mísseis estão caindo e uma grande parte da população deixa suas casas por segurança.
Mas em consideração, é mais frustrante estar localizado a milhares de milhas de distância – na América ou América do Sul ou Londres – e sentir que você não pode fazer nada para ajudar.

Bom, há muito o que cada um de nós pode fazer.
1. Oração
Isso não somente funciona, mas nos ajuda a lidar com a situação, falando abertamente com D’us.
Quando você orar, seja específico. Se você tem um amigo ou algum membro da família lutando, ore por ele/ela seguramente. Se você sabe de alguém vivendo em Israel, implore para o Todo-Poderoso guardá-lo fora da situação de perigo
Ore para que as armas Israelitas funcionem, e para que as armas do Hamas não.
Ore para que os comandantes ganhem (e mantenham) a claridade que eles precisam para lutar nesta guerra, apesar da pressão internacional.
Ore pela proteção dos soldados da IDF (Forças de Defesa de Israel) para que eles arranquem pela raiz até o último terrorista.
Peça a D’us para curar os soldados e civis feridos e para frustrar os futuros ataques terroristas.
Ore para que os Árabes percebam a real natureza de sua liderança e doutrinas que ensinam o ódio e o assassinato.
E mais que tudo, ore intensamente, frequentemente, e sinceramente.
Você pode juntar-se à iniciativa de adotar um soldado para que você ore por ele. Quando Moisés conduziu o povo Judeu para a guerra, para cada pessoa que foi para a batalha havia uma outra pessoa designada que era responsável por orar e estudar (a Torah) por ele. Hoje, você pode participar de uma iniciativa chamada “Operação Tefilah, Torah e Tropas”. Para receber o nome de um soldado Israelita, envie um e-mail para:
maortlmo@gmail.com
(eu já enviei meu e-mail e já recebi o nome do soldado, se alguém quiser participar deste ato de bondade lembre-se de que você deve pedir o nome do soldado em inglês . Abaixo está o texto pronto, copie o texto e envie:
Shalom! Please, send me a name of an Israeli soldier and I'll be responsible for daven and learn for him. Thank you, May Hashem bring Moshiyach very soon.

Você pode enviar suas orações via o “Muro Ocidental” em
www.thewall.org.
(Caso alguém queira enviar uma oração para este site eu me disponho a traduzir sua tefilah, se for necessário. Envie-me sua prece por e-mail que eu responderei com o texto em inglês
Além disso, segue abaixo uma prece que você pode fazer para invocar a proteção de D’us para os membros das Forças de Defesa de Israel.
Aquele Quem abençoou nossos antepassados Avraham, Isaac e Jacob – possa Ele abençoar os combatentes das Forças de Defesa de Israel, que mantém-se em guarda sobre nossa terra e as cidades de nosso D’us, da fronteira do Líbano ao deserto do Egito, e do Grande Mar para o acesso de Aravah, na terra, no ar, e sobre o mar.
Possa o Todo-Poderoso fazer com que os inimigos que sobem contra nós sejam derrubados. Possa O Santo, bendito seja Ele, preservar e resgatar os combatentes de qualquer confusão e perigo e de qualquer praga e enfermidade, e possa Ele enviar bênçãos e sucesso em todos os seus esforços.
Possa Ele conduzir nossos inimigos sob o caminho de nossos soldados. Possa Ele conceder a eles a salvação e coroá-los com a vitória. E possa lá ser cumprido por eles o verso: Por isso é o Senhor vosso D’us, quem vai com vocês batalhar contra seus inimigos por vocês e salvar vocês.
Respondemos: Amen.


Cortesia de OU.org
Há um respeitado costume de recitar Salmos em tempos de perigo. O Rei David escreveu emocionantes palavras que parecem ser para nossa situação exata de hoje. Os Salmos recomendados são: 20, 83, 121, 130 e 142.

2. Preocupação
É difícil ter uma preocupação verdadeira de pessoas e situações das quais estamos distantes.
Então, para superar essa dificuldade, tente o exercício seguinte por três minutos por dia.
Olhe figuras de soldados de pé em um tanque de guerra. Fite os olhos na imagem de um soldado que foi morto em ação. Pense sobre Gilat Shalit, que foi mantido refém pelo Hamas por mais de 900 dias.
Agora imagine o que fosse, que D’us impeça, seu filho, seu cônjuge, ou seu melhor amigo.
Quando você está olhando as notícias e vê mísseis acertando Israel, imagine que sua casa esteja sendo atacada. Como você poderia agir diferentemente?
Estimulando o poder da imaginação, nós nos preocuparíamos mais profundamente e seríamos impulsionados a ação.

Se você conhece alguém vivendo em Israel, pegue o telefone e ligue para ele. Assegure que você compartilha a dor deles e entende o que eles estão passando. Envie e-mails de ajuda para qualquer Israelita que você conhece. Deixe-os saber que eles não estão sozinhos!

3. Compatilhe
Se você vive em Israel ou fora, estenda a mão para os soldados e residentes do sul de Israel com o seu tempo, dinheiro ou outros recursos.
Aqui estão algumas iniciativas que você pode participar:
-
Yad Eliezer está enviando milhares de caixas de doações para nossos soldados em Gaza.
-
Yad Ezra v'Shulamit está enviando 20 toneladas de alimento para famílias Israelenses que estão sendo atacadas pelos mísseis do Hamas.
-
Lema'an Achai está ajudando cerca de 1000 crianças de cidades sobre ataque.
-
Thank Israeli Soldiers ajudam nossas tropas entregando suas cartas pessoais de agradecimento e preocupação e pacotes de itens que os soldados precisam.
-
Send the Soldiers a Smile Campaign. Tudo o que você tem a fazer é escrever uma breve mensagem e o HonestReporting (http://www.honestreporting.com/) enviará adiante com comidas caseiras de Gili’s Goodies para os soldados nas linhas de frente. Deixe os soldados da IDF (Forças de Defesa de Israel) saber que: “Nós estamos com vocês e nós estamos pensando em vocês!”.
Se você não está em condições de doar, você pode pedir para outros fazerem, ou coletar dinheiro e enviar para alguém das organizações citadas acima. E o mais importante, esteja envolvido.

4. Proteste contra a mídia tendencios
A mídia tem o poder de influenciar a opinião pública e política governamental. Quando você descobrir uma informação tendenciosa, entre em contato imediatamente com uma agencia de notícias e reclame. Mantenha suas observações respeitosas e seja verdadeiro ao contar os fatos. Você pode juntar-se numa lista de e-mail para vigiar a mídia no
HonestReporting.com, o qual tem cerca de 155 mil assinantes protestando contra mídias tendenciosas contra Israel.

5. Aumente o estudo da Torah
No pensamento Judaico, nada pode se comparar ao efeito espiritual do aprendizado da Torah. Faça um compromisso para um específico aumento na quantidade de tempo que você estuda a cada dia. Acompanhe uma aula sobre Judaísmo. O impacto de poucos minutos extras de estudo da Torah é gigantesco.

6. Entenda os fatos
Bombardeado com afirmações de força excessiva?
Na próxima vez que você ouvir algo que rebaixe Israel, saiba como responder. Seja um embaixador ambulante de Israel explicando os fatos verdadeiros para qualquer um que você encontrar. Até mesmo o caixa do supermercado precisa de boa informação. Você nunca sabe como sua contribuição pode afetar a visão de alguém. A pior coisa é ficar quieto em tempos como este.

7. Entenda a causa de D’us
Com todos os esforços práticos para ajudar Israel – vigilância da mídia, educação, assistência econômica, intermediação política, etc. – não esqueça o componente espiritual! A existência do Povo Judeu depois de 3500 anos – e o retorno para a terra depois do longo exílio – é miraculoso. Entenda a significância do pacto de Avraham com D’us. Cada um de nós, em qualquer nível de observância (da Torah), deve esforçar-se para estar conectado.
Lembre: D’us é a autoridade suprema. Ele tem feito milagres antes e fará novamente.
No final, renovar nossa devoção para o Todo-Poderoso está trazendo a renovação da terra (de Israel), e nosso povo como um todo. Escolha uma área de sua vida para aprimorá-la, ou uma mitzvah adicional para praticar. Quando você cumpre uma mitzvah, tenha em mente que D’us usa o mérito da mitzvah para ajudar e proteger Israel e seu povo.
Quando paramos de discutir entre nós mesmos e trabalhamos juntos podemos manter-nos unidos contra o inimigo, e o Todo-Poderoso unido com nós. Tenha um grupo de amigos juntos e gaste uma hora pensando em mais idéias de como ajudar Israel. Agora é hora de renunciar nossas diferenças e trabalhar juntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário