sexta-feira, 10 de abril de 2009

Pessach

A Festa de Pessach, que foi a primeira que fomos ordenados a celebrar, comemora a libertação dos Filhos de Israel da escravidão egípcia,(cerca de 1290 a.e.c). Este acontecimento se constituiu como um dos fundamentos principais da Tradição judaica, da criação espiritual e da civilização do nosso povo.
Os nossos antepassados desceram ao Egito como uma família peuqena, e lá foram escravizados e submetidos a trabalhos pesados, sob a pressão de guardas implacáveis.
Logo em seguida, quando receberam a Torá, no Monte Sinai, a liberdade física ganhou conteúdo espiritual e o destino eterno do judaismo. Este acontecimento teve um grande significado da História da Humanidade.

O êxodo do Egito transformou aquela família, que no entretempo havia crescido muito. Celebramos o nascimento e a formação da nossa nação, nas noites de Seder da Festa de Pessach, com grande solenidade e pompa.
Desta Festa, é derivada da décima praga, a da morte dos primogênitos, quando o Anjo da Morte saltou por sobre as casas dos Filhos de Israel ( Pessach = salto).
Pessach é também o nome do sacifício, que era ofertado na véspera da Festa, como parte principal das festividades. Naquela "Noite de Vigília", pouco antes de sairem do Egito, os Filhos de Israel assinalaram suas casas, pintando os umbrais com o sangue do sacrifício. O nome "Pessach" expressa também o fato da eternidade do povo de Israel.

A Festa
A Festa de Pessach começa dia 15 de Nissan e se prolonga por oito dias. Os primeiros e últimos dias são de plena Festa.
O Shabat antes de Pessach chama-se Shabat Hagadól ( o grande Shabat).
Os Preparativos
Os preparativos começam muito tempo antes da Festa, Limpa-se a casa, para que não permaneça nenhum Chamêts ( alimento fermentado proíbido em Pessach), conforme está escrito: " não seja visto nenhum Chamêts em seu domínio".
O conceito de Chamêts tem também significado simbólico, moral e filosófico. O fermento ( Chamêts) defeitos pessoais, altivez e orgulho.
A matsá simboliza o "pão da pobreza" que os nossos antepassados comeram na escravidão, no Egito, bem como lembra a pressa com que de lá sairam, na hora da libertação, quando não deu tempo para a massa fermentar.
E o povo judeu continua rezando três vezes por dia " que os nossos olhos vejam Teu retorno a Tsion". Somente um povo que educa seus filhos desta maneira conseguirá manter esta esprança até a concretização de seus sonhos.
E segundo nossa Tradição todas as dúvidas serão resolvidas pelo Profeta Elias, por ocasião do vinda do Messia, este quinto cálice tem seu nome.

Um comentário:

  1. Realmente a festa do Pêssah (Páscoa)nos faz lembrar daquela época dos filhos de Israel no Egito, em que o Eterno falou para Moisés e Aarão avisar ao povo para marcar os umbrais de toda a casa para que o anjo destruidor saltasse (Pessach=passar/salto) por cima dos umbrais e entrasse somente na casa em que não havia marca nos umbrais matando todos os primogênitos egípcios. (ver Êxodo 12:13)A festa do Pêssah é para nós um estatuto perpétuo, por toda geração (Êxodo 12:17)Nosso Messias também ceiou a festa do Pêssah com seus discípulos e também fez a cerimônia do lava-pés deixando-nos o ensinamento de que não precisamos mais sacrificar cordeiros por nossos pecados; pois O Filho de D-us veio e foi morto para que seu sangue nos redimisse de todo pecado e hoje Ele é o nosso cordeiro pascoal. Shalom a todos e que o Eterno nosso D-us possa abençoar ricamente este blog com bastante visitantes!!!!Miryhanna

    ResponderExcluir